sexta-feira, 9 de maio de 2014

Sobre bananas, brancos, negros e filhos!


Há pouco tempo atrás, eu estava num shopping center com meu marido e as crianças. Enquanto esperávamos nosso pedido na praça da alimentação para jantar, a Mariana fez amizade com outras 3 menininhas que estavam com seus pais em mesas próximas a nossa. Elas ficaram por ali, brincando, e correndo de uma mesa a outra, até que chegou nosso pedido, que naquela noite entre outras coisas tinha uma porção de batata frita.

Quando ela veio comer, as outras menininhas vieram também (que criança não gosta de uma batata frita???) e rapidamente ajeitamos cadeiras para todas sentarem-se com a gente. Quando uma das mães veio conversar conosco, fez o seguinte comentário: nossa, que mesa multi-racial!!! Só aí nos demos conta de que entre as novas amiguinhas, havia uma negra, uma japonesa e uma loira. Achei lindo!

Lindo ver que as crianças não tem preconceito!!! Lindo de ver que estamos criando filhos que não se importam com tonalidades de pele, se os olhos são puxados ou redondos, se o cabelo é liso ou enrolado, mas se importam com pessoas, e vêem todas sem distinção!

Muito se tem visto na internet e TV os comentários sobre o episódio da banana no estádio.  Depois disso, formou-se uma campanha que só cresce: “Somos todos Macacos”. Achei bonito o empenho de muitos artistas e muitos anônimos juntando-se a causa, comendo bananas para mostrar que somos todos iguais. E realmente somos. É deplorável existirem pessoas que se achem superioras a outras por causa da cor da sua pele.


Entretanto, apesar de concordar totalmente com a luta dessa campanha (pela valorização dos negros, anti racismo, dizer que somos todos iguais, etc), eu não concordo com o “somos todos macacos”. Simplesmente porque não somos. Somos gente, filhos de Deus, temos inteligência, sabedoria, discernimento, alma!! Não somos animais!!!!

E é assim que devemos nos ver e ver os outros, como gente! Para nós, brasileiros, isso torna-se mais forte do que para outros países. Porque nosso povo é multi racial, somos formados por diversas cores, diversos tipos de cabelo, de nariz, de lábio, de olhos, diversas culturas... e com toda essa mistura, saiu esse povo lindo, simpático e amoroso que é o povo Brasileiro. Um povo alegre, carinhoso e muito bonito!!!

E é aí que entra a nossa missão como mães: criar nossos filhos a fim de que jamais sejam racistas! Criá-los de forma que eles vejam o outro como alguém igual a ele. Nunca inferior, e nunca superior! Criá-los para amar ao próximo como a si mesmos, como Jesus nos ensinou.

Por isso, queria partilhar com vocês um texto muito legal, que me fez repensar essa história das bananas. Esse texto foi escrito por um padre amigo no blog dele. Inclusive, ele começou uma campanha que eu assino em baixo: 
#somostodosgente

Não somos macacos, mas filhos de Deus, pessoas com dignidade !!!
#somostodosgente e é assim que devemos nos comportar, é isso que devemos ensinar a nossos filhos!

Segue o texto do padre Edivan!!





Um abraço a todos e bom fim de semana!!

* fotos da internet!

23 comentários:

  1. Eh isso ai, Dani. Somos gente.. e ponto..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, padre querido pela visita, e pelo excelente texto que nos levou a refletir!
      Abraço!

      Excluir
  2. Muito bacana teu post! meu filho é e sempre vai ser orientado, criado para que respeite todo ser humano, independente de raça, religião, cor!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Cacau!!!
      Um abração, obrigada pela visita!!!
      beijinhos

      Excluir
  3. Concordo plenamente com sua posição e #somostodosgente e que vale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso aí, amiga!!
      obrigadinha!!!
      beijos

      Excluir
  4. com certeza amiga somos filhos de Deus
    e a inocência da criança é tão linda né
    parabéns por vocês também
    por serem assim
    Nanda
    beijokas
    Linda Noite
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente... é isso que devemos sempre passar pra eles... esse nosso amor pelo próximo, independente de cor ou raça! e eles vão continuar com esse lindo coração sempre!!!
      Parabéns a vc que tem uma linda família bem brasileira, misturada e com lindos frutos!!!!
      um beijo

      Excluir
  5. Oi Dani .. que legal .. amei seu blog e este tema incrível .. nós somos responsáveis por esse modo de pensar ser instinto ... é lindo ver como as crianças não tem nenhum tipo de preconceito e tb de rancor .. brigam e já já estão brincando juntas de novo ... temos muito o que aprender com elas .. estou te seguindo .. nos visite e siga tb se gostar .. comente sempre vai ser um prazer trocar ideia com vc .. bjs

    Roberta & Luma
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Roberta!! é isso aí! As crianças são puras... cabe a nós mantê-las assim!!! obrigada pelo carinho, já fui te visitar e te seguir!!
      mantemos contato!!
      beijos

      Excluir
  6. Pura verdade.As Crianças tem um coração puro, cabe a nós orientar da melhor forma.
    Aqui ele brinca, e ama todos, sem distinção.
    Como falou @somostodosgente. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Vivi!!! É assim que vamos construindo um mundo melhor!!
      beijinhos

      Excluir
  7. Amiga é do jeitinho das crianças que devemos ser... são puras e sem medos, preconceitos (nem sabem o que é isso) A sua mesa deve ter ficado linda cercada por lindas crianças!
    Mas infelizmente vivemos num mundo onde sim o preconceito impera.
    Tb concordo com vc #somostodosgente e muito bonito ver um padre apoiando e lutando contra o que o munda acha certo
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Cris, minha mesa ficou realmente linda! É verdade, cabe a nós mudar isso, começando pelos nossos. É trabalho de formiguinha, mas vamos adiante!!! beijinhos, querida!

      Excluir
  8. Temos que ensinar as crianças desde cedo o quanto preconceito é feio e errado, eles tem coração puro e não entendem, por isso devemos orienta los
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Shairane, desde cedo!!!
      Obrigada, querida, beijos

      Excluir
  9. Dani, concordo com você em tudo o que disse nesse post. Tbem tento educar minha filha para não ter preconceitos quanto a cor de pele, religião, etc.
    E somos todos gente sim.... gente que deveria respeitar as diferenças. Pois graças as diferenças que a vida se torna tão interessante.
    Bjo
    Raquel
    www.eudonadecasa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei, Raquel... realmente, se fosse tudo igual que graça teria??
      Um beijo!!

      Excluir
  10. É Dani, Também nao concordei com o "somos todos macacos". Infelizmente o preconceito existe e hoje meu marido e eu conversamos sobre isso. Acho que muita coisa tinha mudar. Sabe, por exemplo: nas propagandas na TV ao invés de se colocar 4 crianças brancas e uma negra , deveria ser o contrário. ..
    Eu fico indignada com o preconceito não por ser neta de negros, mas porque é triste quando as pessoas se julgam melhores que outras por causa da cor. Somos todos iguais.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, disse tudo, Andreia!!! Sabe que eu nunca tinha reparado nessa questão das propagandas?! Certíssima!!! Sabendo que a maioria dos brasileiros ou é negra ou misturada, essa deveria ser a aparência da maioria nas propagandas... mas... nossa parte é ensinar bem o futuro do Brasil: Nossos filhos!! Para que façam diferente!!!!
      um beijo!!!

      Excluir
  11. Oi, Dani. Amei o seu texto... muito sentido e realmente precisamos criar os nossos filhos sem qualquer preconceito.
    Bjs, Pri
    maesemfrescura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Pri!!! É essa a nossa parte por um mundo melhor!!!
      Um beijo!!

      Excluir

Que bom que você veio!
Seu comentário é muito bem vindo e também aprendemos com ele!
Depois, volta pra ler a resposta!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Livro Movendo os Céus Alcançando Milagres de Deus em Oração

Livro Movendo os Céus Alcançando Milagres de Deus em Oração
Adquira o seu!!!