sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Como lidar com queimadura nos pequenos

Olá amigas mamães... 
E queria contar o que aconteceu no dia 31 de dezembro, sim, a véspera de ano novo!!
Eu estava na casa da minha cunhada em outra cidade, e num descuido o Gabriel apoiou a mãozinha no forno quente, era final de tarde, carne assando para a comemoração do ano novo!!

Eu estava ao lado dele, batendo um mousse no liquidificador, vi quando ele veio perto de mim, e me esqueci que o forno estava quente, e paguei caro pela distração: o coitadinho sofreu com a queimadura!
Bom, nessa hora me lembrei de tudo o que havia aprendido sobre queimaduras:

  • se a pele está quente, mesmo que não estiver mais em contato, a mãozinha continua queimando, então a primeira coisa é esfriar a pele!!!
Peguei um pote de plástico, pedi ao marido que colocasse água fria. Enquanto ele fazia isso, eu fiquei com o Gabriel no colo, com a mãozinha debaixo da torneira. Assim que ele encheu o pote, colocamos a mãozinha lá, mesmo com ele gritando, e seguramos , por um bom tempo, uns 10 ou 15 minutos, até ter certeza que a mão esfriou. Nesse tempo, a água esquenta, então colocávamos água gelada, ou cubinhos de gelo (não em contato direto com a pele, mas com a água). 

Depois de esfriar bem a pele que eu fui olhar como ficou, vermelhinho nos dedinhos e em alguns pontos da palma da mão, ele chorava, ainda doía. Me lembrei de ter lido em algum lugar sobre colocar CLARA DE OVO em queimadura. Gente, vocês não imaginam como foi bom. 


Pra ajudar, eu estava na casa da minha cunhada, em outra cidade, mas quando eu falei da clara, ela prontamente separou a gema da clara de dois ovos, colocou num prato fundo, e pegou um porta-joias daqueles caixinha de música, com bailarina, pra ele ficar olhando. Colocamos a mãozinha dele ali e ele gostou, ficava mexendo, sentindo a meleca da clara de ovo, e olhando para a bailarina rodando. E parou de chorar. 

Quando ele cansava de ficar com a mão ali ele tirava, mas a dor voltava, e ele começava a chorar novamente, e ele mesmo colocava a mão de volta no prato com a clara de ovo, e parava de chorar. 

Claro, tratava-se de uma queimadura leve, daquelas que só ficam vermelho. Se fosse algo mais grave, certamente tem que correr pro hospital. 

Depois de algumas horas ali com a mãozinha na clara, a gente foi colocando mais ovos, porque ele se derramava, batia, espirrava, mas com o tempo ele começou a ficar irritado por estar ali, preso. Aí pedi para o marido ir numa farmácia, e ver se não tinha uma pomadinha que pudesse passar em bebês - o Biel tem um ano e meio. Ele achou uma e trouxe, explicava que deveria passar e cobrir com gaze. 

Fizemos isso, embrulhando a mãozinha. Até porque, corria o risco dele colocar na boca ou olhos, então era melhor estar embrulhadinha. Ele não gostou nada, mas ainda foi melhor do que ficar preso àquele prato de clara de ovo. Agora ele podia voltar ter mobilidade. Ele ficou por mais uma hora com aquele gaze até que acabou conseguindo tirar, mas a pomada já havia sido absorvida, e pelo jeito ele não sentia mais dor. Eu lavei a mãozinha com sabonete, para não correr o risco de ter algum resquício e dele colocar nos olhos. Mas tudo ficou bem. 

No dia seguinte, ainda estava um pouco vermelhinha, mas nem bolhas surgiram. Claro que ficamos de olho se ele não tinha alguma alteração aparente, como irritação ou febre, e levaríamos a um médico, mas... a bendita da Clara de Ovo foi a nossa solução!

Sabemos que esse tipo de acidente dói muito mais em nós do que neles, mas é nessa hora que devemos ser rápidas, porque evitamos mais sofrimento pros nossos tesouros!

Alguém tem mais alguma dica para queimaduras leves em crianças?
beijinhos

12 comentários:

  1. que dica maravilhosa amiga, não conhecia
    e que saudades de você amiga
    fico muito feliz por ter voltado
    Nanda
    beijokas
    Linda Noite

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Nanda!! Espero que você não precise usá-la hehehehe. Eu também senti falta, logo vou te visitar.
      beijinhos

      Excluir
  2. Dani eu não sabia sobre a clara de ovo em queimaduras, foi muito bom ler sobre isso mais uma dica boa por que nós mamães precisamos, embora nossa atenção esteja sempre sobre eles, os descuidos acontecem e agir rápido como vc disse e fez é muito importante.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Patty, é o tipo de dica boa de saber, mas que esperamos não precisar usar né? hehehehe
      um beijinho

      Excluir
  3. Oi Dani, não somos perfeitas. Embora nossos olhos e ouvidos fiquem atentos aos pequenos, o descuido acontece. Eles são muito rápidos.

    Graças a Deus está tudo bem não é? O forno ainda é menos perigoso do que se fosse uma água quente no fogão. Essa não gosto nem de pensar...
    Eu acho que ter medo das coisas é bom para evitar pequenos acidentes, e como especialistas dizem, o perigo maior está em casa.

    Boa a dica da clara de ovo, também não conhecia.
    Beijos grandes e melhoras ao Gabriel. Bom sábado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, realmente acontecem apesar do nosso cuidado, mas realmente graças a Deus, apesar do susto, não foi tão sério!!
      um beijo querida

      Excluir
  4. Adorei a dica .Esses acidentes sao comuns , infelizmente, mais o importante realmente , e manter a calma para resolver o problema.beijos ! Www.aprendendoasermar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esse é o ponto principal: manter a calma!!! fica com Deus amiga, beijinhos!

      Excluir
  5. Eu não sabia da clara de ovo! Dica anotada!! Menina e um desespero ver eles sofrendo né, mas como disse a única coisa q podemos fazer e tentar amenizar a situação!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai menina, nem me fala... a gente sempre queria poder transferir a dor pra nós né??? como não dá, é pedir pra Deus calma e resolver!!
      um beijo

      Excluir
  6. ahh amiga, acontece neh... infelizmente não temos super poderes pra prever td... mas q bom q vc lembrou de td na hora de socorrer... sobre a clara eu tbm não sabia rsrsrs... o Nícolas tbm colocou a mão no forno mas foi bem poquinho, nem ficou vermelho... meu marido q socorreu pois eu tava no banho... amo seus posts...boa semana, bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flor, graças a Deus que não foi tão sério! obrigada pelo carinho! um beijo

      Excluir

Que bom que você veio!
Seu comentário é muito bem vindo e também aprendemos com ele!
Depois, volta pra ler a resposta!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Livro Movendo os Céus Alcançando Milagres de Deus em Oração

Livro Movendo os Céus Alcançando Milagres de Deus em Oração
Adquira o seu!!!