terça-feira, 9 de julho de 2013

Para tentantes: Método da Ovulação Billings

Como saber meu período fértil? Como saber que dia eu ovulei?
Tenho conversado com várias "tentantes", futuras mamães que ainda estão na fase de tentativa para conceber um bebezinho... e noto que muitas delas não conhece o MOB (Método de Ovulação Billings). Vamos conhecer?

O que é o MOB?

O Método de Ovulação Billings leva o sobrenome do casal de médicos cientistas que o desenvolveu. É muito simples, sem custo e pode ser vivenciado por qualquer casal. 
A explicação usa o exemplo da semente na terra:
Para uma semente germinar, é necessário que se tenha uma terra úmida a sua espera. Uma semente num solo seco não germina. 
O organismo da mulher foi desenvolvido de forma semelhante... a semente do espermatozoide só ira germinar se "a terra" estiver úmida.

E como é isso?

Sabe aqueles dias em que você se sente úmida, que parece até um corrimento descendo, mas sem cheiro? ou quando você faz xixi, e ao secar com o papel higiênico, parece que o papel escorrega, e quando você observa, tem uma espécie de muco que ficou no papel?
Esse muco cervical é o ponto básico do MOB! No início, ele é mais grudento e esbranquiçado... depois vai ficando mais transparente e elástico, e fica parecendo com uma clara de ovo... 
Quando esse muco está presente, é nossa época fértil. Dura poucos dias no mês. Esse muco nutre, protege, seleciona e conduz os espermatozoides até a tuba uterina, onde eles poderão se encontrar com o óvulo e o fecundar. Durante o tempo em que o muco aparece, a mulher irá ovular. 
Com o passar dos dias, o corpo volta ao normal, a sensação úmida desaparece junto com o muco, e o corpo volta a ficar infértil.

O MOB, é um método natural para evitar ou para tentar ter filhos. É usado para evitar, tendo relações fora do período de muco. Para tentar engravidar, é só fazer o contrário: manter relações no período de muco.

Muitos casais tentam e tentam o mês inteiro... mas as tentativas nos dias secos, são desnecessárias (claro que o casal pode e deve manter relações nesses dias se quiser, mas... sabendo que não são para engravidar.) As relações para engravidar devem ser nos dias úmidos e com muco.

Se você, tentante, nunca sentiu essa sensação do muco, pode ser porque ficou muito tempo usando medicamentos anticoncepcionais... mas comece a se observar a partir de agora. 

Caso tenha dúvidas sobre o seu ciclo, existe o Cenplafan - Centro de Planejamento Familiar, que pode ajudar. São pessoas que ensinam e guiam o casal no uso do método - seja para engravidar ou para evitar - até que o casal tenha segurança de seguir sozinho. 

Para quem é de Londrina, eu tenho o contato - fui acompanhada durante vários meses para ter segurança quando comecei. 

Ah... só por questões de conhecimento, o MOB é tão seguro para quem quer evitar, que a porcentagem de acerto dele equivale a porcentagem dos comprimidos anticoncepcionais - cerca de 97 a 99% de chance de acerto, ou  seja: você tem 1 a 3% de chance de engravidar se seguir tendo relações só no período infértil. É a mesma chance que se tem tomando anticoncepcional... li em alguns sites que as chances de engravidar usando a camisinha ou a pílula do dia seguinte, são de quase 10%!!! 

Ou seja... o MOB é muito mais seguro para quem não quer no momento do que a camisinha ou a terrível pilula do dia seguinte e tão seguro quanto o anticoncepcional normal... mas... é só para conhecimento, esse post é para as "tentantes", então vamos voltando ao uso do método "para engravidar"... 

Só para ter uma idéia de como funciona, segue um gráfico de um ciclo normal numa mulher (clique em cima da figura para ver maior):



O ciclo começa com a menstruação, depois vai para os dias secos, depois úmidos, com muco, e o ápice é o último dia do muco, que é o dia da ovulação. Como não dá para saber antes que dia será o último, o negócio é ir tentando desde que começa o período do muco, onde o gráfico mostra como possivelmente fértil.

Tem também a questão de que os espermatozoides não morrem logo quando estão dentro do corpo da mulher, podendo durar até 3 dias... então tem médico que aconselha a relação "dia sim, dia não" para dar tempo do marido produzir mais... é válido.... mas sempre no período fértil, quando tem muco. 

Se não tem muco, além deles morrerem já na entrada, pois não terão o líquido que os leva nadando até lá, a vagina fica mais ácida e ainda por cima não tem os nutrientes para os manterem vivos. 

Já o óvulo, vive de 12 a 24 horas... então mesmo depois do ápice, que o muco mais forte parou, ou seja, você já ovulou, ainda dá tempo de "correr atrás" porque ele ainda pode estar vivo!

Bom, era só para dar uma ideia de como funciona!!

Para mais detalhes sobre o MOB, visite o site http://www.billingsmethod.org/index_pt.html 
Apesar do link ser em inglês, o site tem a opção em Português.

Em tempo: o Billings tem mais uma vantagem: dá para "tentar" escolher o sexo do bebê... mas isso é assunto para outra postagem... amanhã eu conto como funciona!

12 comentários:

  1. Eu sei mas mas quando é meu período fértil faz tempinho que não menstruo! o médico havia falando que amamentando eu ficaria até um ano sem menstruar meu bebe esta com 1 ano e 1 mês e nada ainda de descer, deve ser por causa da injeção, contracep!!
    amiga passando para desejar uma linda semana!
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flor!
      Realmente, fica meio bagunçado quando estamos amamentando, as vezes não ovulamos e nem menstruamos... mas tomando anticoncepcional, seja por via oral ou injeção, aí muda tudo... não ovulamos, e não temos período fértil.
      obrigada, querida
      um beijo e uma linda semana tb!

      Excluir
  2. Oi querida, vim conhecer seu blog e te seguir.
    Tenho um blog materno também e te convido a conhecer.
    Grande beijo

    http://viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br/2013/07/o-que-tem-no-kit-primeiros-socorros-do.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Regiane! Feliz por sua visita!!!
      Já to indo lá conhecer seu cantinho!
      beijos

      Excluir
  3. ola, nossa que esclarecimento muito interessante para todas nos... muito bom... obrigada por compartilhar!!!
    uma otima noite para voce!!!

    http://www.gostandodavida.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, flor! Que bom que veio!
      um beijo!

      Excluir
  4. que legal as tentantes vão amar mais
    uma pra lista

    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda! Indique para as tentantes que conhecer!!!!
      um beijo pra você!

      Excluir
  5. Que interessante, adorei a explicação.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou, amiga, aqui usamos e aprovamos hehe
      beijos

      Excluir
  6. As tentantes do sul de Mg que quisewrem aprender o Metodo de Ovulação Billings pode procurar pelo CENPLAFM TRES PONTAS, temos uma equipe com varios casais que ensinam o metodo. Me add no face, neila tres pontas;

    ResponderExcluir
  7. As tentantes do sul de Mg que quisewrem aprender o Metodo de Ovulação Billings pode procurar pelo CENPLAFM TRES PONTAS, temos uma equipe com varios casais que ensinam o metodo. Me add no face, neila tres pontas;

    ResponderExcluir

Que bom que você veio!
Seu comentário é muito bem vindo e também aprendemos com ele!
Depois, volta pra ler a resposta!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...