Não perca nenhuma dica!

Digite seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Como acalmar o bebê com cólica?



A cólica é o terror das mamães. O bebê chora inconsolável e as vezes a mamãe também, por ver seu tesouro sofrendo e não poder fazer nada. 
Algumas dicas podem amenizar o problema:
  • Nine no braço: coloque o bebê de barriga para baixo sobre o seu antebraço, de forma que a cabecinha fique sobre sua mão e as pernas uma de cada lado próximas ao seu cotovelo. Segure com a outra mão para dar firmeza e balance bem levemente. Essa posição normalmente ajuda a acalmar.
  • Barriga da mãe: Coloque o bebê de barriga para baixo sobre o seu corpo, de forma que a barriga dele fique encostada em sua barriga e a cabecinha entre os seus seios ouvindo o seu coração. Funciona melhor se estiverem sem roupa (pelo menos a parte de cima da roupa) e a barriguinha sentindo o calor da sua barriga. Ouvir o som do seu coração também ajuda, pois é o som que ele ouviu por tanto tempo quando estava lá dentro, então é familiar, acalma.
  • Bolsa de água quente: Também ajuda nas cólicas, pois aquece a barriguinha. Só tome muito cuidado pois a pele do bebê é muito sensível. Enrole a bolsa numa toalha antes de encostar no bebê. Hoje existem bolsas com gel que dá para esquentar direto no microondas, facilita a vida.
  • Terapia do balde: Coloque o bebê dentro de um balde com água morninha. A água deve chegar próximo aos mamilos. Segure firme a cabeça, que ainda é mole e corre o risco de cair na água. O balde faz a criança lembrar o tempo em que estava na sua barriga. Além de sentir sobre a pele a água morninha, o fato de não conseguir esticar as perninhas lembra quando ele estava lá dentro. Acalma e alivia as dores.É usado inclusive em hospitais para acalmar cólicas de bebês.
  • Dê mamá no peito: o peito sempre acalma o bebê. Na hora do nervoso e do choro, dar um mamá normalmente ajuda.
  • Dê um banho: um banho normalmente ajuda quando o bebê não para de chorar. Ele alivia o estresse causado pelo incômodo da dor, e ao acalmar o bebê, a dor acaba diminuindo também.
  • Dê gotinhas de dimeticona ou simeticona (mas fale antes com o pediatra): se a cólica for devido a gases, uma gotinha por quilo resolve. Mas, nunca medique um bebê sem falar antes com um pediatra!
Siga as dicas e, se não funcionarem e o bebê passar muito tempo chorando, é bom marcar uma consulta para ver se é esse mesmo o problema ou se o bebê tem algo mais sério.
Você tem mais alguma dica  para acalmar a cólica? Partilhe conosco - clique aqui e deixe sua dica!

Para entender melhor a bendita da cólica, leia: O que é a cólica do bebê?
E se não for cólica? Leia mais dicas: O que fazer para o bebê parar de chorar?

Quer ler mais sobre bebês de 0 a 3 meses? Clique aqui 
Se quiser saber mais sobre bebês de 4 a 11 meses, clique aqui. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...